http://proclima.cetesb.sp.gov.br

23/05/17 11:48

Biodiesel de soja reduz entre 65% e 72% emissões de GEEs

da DataAgro

O uso de biodiesel de soja em substituição ao diesel mineral reduz entre 65% e 72% as emissões de gases de efeito estufa (GEEs). Essa é a constatação do estudo “Assessing the greenhouse gas emissions of Brazilian soybean biodiesel production”, recém-publicado na revista científica PLOS ONE.

biodiesel_renovavel____
De acordo com os autores, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), os resultados obtidos contribuem para a identificação das principais fontes de Gases de Efeito Estufa (GEEs) no sistema de produção de biodiesel de soja brasileiro e podem ser utilizados para orientar políticas públicas, além de auxiliar nas tomadas de decisão em relação às estratégias de mitigação do aquecimento global.

A pesquisa avaliou positivamente as emissões de GEE da produção de biodiesel de soja no Brasil, desde a produção agrícola da matéria-prima até o transporte do biocombustível para rotas nacionais e para a Europa.

O estudo, que utilizou dados de mais de 200 propriedades de soja associadas à Aprosoja-MT e de indústrias afiliadas à Abiove, como parte de uma demanda dessas entidades e da Ubrabio, incluiu diversas fontes de emissão ao longo do ciclo de produção do biodiesel.

Fonte: DataAgro/Secretaria de Energia e Mineração > Notícias > Dados Energéticos