http://proclima.cetesb.sp.gov.br

Ações

CETESB, órgão do governo paulista, tem se inserido no contexto das Mudanças Climáticas em diversas frentes. Coordena o PROCLIMA, Programa Estadual de Mudanças Climáticas do Estado de São Paulo, desde 1995.

A coordenação do PROCLIMA foi responsável pela elaboração de um dos inventários que compõem a 1ª Comunicação Nacional, o Inventário Nacional de Emissões de Metano por Manejo de Resíduos referente aos anos de 1990 a 1994, e que compõe a 2ª Comunicação Nacional no período de 1990 a 2005 além de contribuir para a revisão e redação do método a ser publicado em 2006 pelo IPCC (International Panel on Climate Change) no Greenhouse Inventories Guidelines: volume on waste.

Considerando a relevância dos projetos de recuperação do biogás gerado pelos resíduos, o PROCLIMA participou do Convênio firmado entre Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo, CETESB e Ministério da Ciência e Tecnologia para a redação de “Manuais sobre Recuperação Energética de Biogás de Aterros e Estações de Tratamento Anaeróbio de Efluentes no Brasil“.

Em cumprimento às suas atribuições, o PROCLIMA oferece à sociedade: cursos, seminários, palestras e publicações.